Agosto Lilás 2018: um alerta para a violência contra a mulher

Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim!

A sociedade brasileira não pode mais se calar e ninguém pode se omitir: o feminicídio é uma realidade no país e combater a morte e a violência contra a mulher é uma tarefa de cada um. Neste mês, a campanha Agosto Lilás ganha nova força com o tema “Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim!”, que ganhou as redes sociais e chama a atenção para a importância de denunciar e interferir ao presenciar uma mulher ser agredida.

Histórico – Lei Maria da Penha

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. Desde a sua publicação, é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Além disso, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.

Como denunciar

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.

Denuncie, ligue 180, evite mais feminicídios e exija do poder público a punição dos agressores.

Prefeitura Municipal de Nova Módica – Construindo um novo tempo!