Secretaria de Saúde repassa orientações aos Agentes de Saúde para adequação das ações frente à atual situação epidemiológica do Covid-19

Ontem, dia 31 de março 2020, a Enfermeira Euzeny Tigre reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde e repassou orientações para adequação das ações frente à atual situação epidemiológica do Covid-19. Atualmente não existe vacina para prevenção de infecção por COVID-19, a melhor maneira de se prevenir é evitar a exposição ao vírus e seguir práticas de higiene e utilização de EPIs a fim de evitar a contaminação.

Durante a reunião foram abordadas as competências dos Agentes Comunitários de Saúde e frisado as rotinas das visitas domiciliares frente à pandemia, sendo elas:

▪️ Não realizar atividades dentro domicílio. A visita estará limitada apenas na área domiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno).

▪ Priorizar visitas aos pacientes de risco (pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, doença renal crônica, asma, DPOC, doença cardíaca, imunossuprimidos, entre outras). Por serem grupo de risco, são os que precisam de mais cuidado também.

▪️ Manter distanciamento do paciente de no mínimo 1 metro, não havendo possibilidade de distanciamento, utilizar máscara cirúrgica.

▪️ Higienizar as mãos com álcool em gel.

▪️ Nos casos de visitas às pessoas com suspeitas de Covid-19, sempre utilizar máscara cirúrgica e garantir uso de EPI apropriado.

A Enfermeira apontou que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que apresentar febre e qualquer sintoma respiratório (tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar, etc), deverá permanecer em isolamento domiciliar conforme orientação do médico e/ou enfermeiro.

Ressalta-se que a realidade em situações de epidemia é bastante dinâmica e os processos de
trabalho necessitam de constante reavaliação e planejamento em conformidade com os fluxos, protocolos e notas técnicas vigentes, atualizados frequentemente.

Lembre-se: a informação é umas das melhores formas de prevenção.

#FiqueEmCasa

Vigilância Epidemiológica, ESF, Secretaria Municipal de Saúde.